COMUNIDADES DE REMANSO RELATAM INVASÕES DE TERRA POR GRANDES EMPRESAS





A invasão de áreas de fundo de pasto e de pequenas roças familiares por empregados de empresas de mineração e energia eólica foi um dos principais problemas relatados por famílias camponesas, durante uma série de visitas a comunidades rurais de Remanso, durante os dias 15 e 16 de abril. As atividades foram organizadas pela CPT em parceria com o STR, paróquia Nossa Senhora do Rosário, Sasop e Articulação Regional dos Fundo de Pasto.


Nessas visitas, por diversas vezes, as comunidades relataram o desrespeito que funcionários de grandes empresas têm para com as famílias camponesas locais. Sem pedir permissão, os empregados de prováveis mineradoras invadem e demarcam áreas dentro das terras, afirmam as famílias camponesas. A mesma invasão tem sido feita por quem trabalha na instalação de parques eólicos. 


A estratégia destas empresas tem sido a mesma já aplicada em outros municípios, como Casa Nova. Há uma promessa de indenização, para o início das obras e o pagamento de uma suposta quantia mensal a partir da geração de energia. Nada disso aconteceu em Malvão, povoado casa-novense. A empresa Casa dos Ventos abandonou as obras do parque eólico ali instalado sem indenizar a comunidade. 


“Eles chegaram aqui para colocar uma torre na minha terra dizendo que iria servir para gente, para daqui a três anos. Disseram que dariam um dinheiro quando começassem os trabalhos. Eu recusei na hora. O melhor é nosso fundo de pasto, e nada para atrapalhar a gente”, afirma o camponês José Alvino, da região de Desterro.   


Cerca de 30 comunidades rurais de Remanso foram envolvidas durante o mutirão. Devido aos casos de grilagem de terras e às ameaças de grandes empresas, algumas dessas localidades voltarão se reunir com a equipe da CPT de Juazeiro no próximo mês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA