COMUNIDADES DE CASA NOVA SE ORGANIZAM PARA DEFENDER AS ÁREAS DE FUNDO DE PASTO


Camponeses e camponesas discutem estratégias para defender territórios
As comunidades de fundo de pasto têm um prazo curto, até o final de 2018,  para informar ao governo que vivem desta forma tradicional. Isso é o que estabelece a nova lei estadual de regularização fundiária 12.910 de 2013. Em Casa Nova, as famílias camponesas de fundo de pasto estão em processo de organização para defender suas terras  frente à nova regulamentação.  

Nesse sentido, no último dia 21, moradores de comunidades como Algodão de Cima se reuniram para debater os procedimentos para que a área de fundo de pasto da comunidade seja garantida. Além de discutirem os procedimentos legais para a autodefinição da comunidade, os/as presentes falaram também de problemas relacionados a mineradoras. 

Participantes das reuniões relataram que em comunidades vizinhas há funcionários de empresas de mineração colocando variantes nas áreas das famílias sem pedir autorização. Por ameaças como estas, o processo de organização comunitária se torna cada vez mais importante.

Para o camponês José Souza, as reuniões têm sido importante para formação. "Através de uma reunião como essa  é que a gente vai tendo cada vez mais esclarecimentos", avaliou. 

No próximo dia 26, acontece em Casa Nova uma reunião da União das Associações de Fundo de Pasto. O momento servirá para dar informações às comunidades e tirar algumas dúvidas com a  assessoria jurídica de organizações populares pró campesinato. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA